Retomando nossa viagem pela Borgonha, trataremos agora da parte sul da Côte d´Or, a famosa Côte de Beaune com seus brancos de tirar o fôlego. Evidentemente, estamos falando em Chardonnay no mais alto nível, principalmente nas comunas mágicas de Chassagne-Montrachet e Puligny-Montrachet. Antes porém, conforme foto e mapa abaixos, começaremos por dois Grands Crus da montanha de Corton, extremo norte da Côte de Beaune; o grande branco Corton-Charlemagne e o único Grand Cru tinto Corton.
Esta montanha sintetiza a lógica do terroir borgonhês
Esta proeza deve-se ao fato de bem próximo ao cume da montanha rodeando o bosque, termos na composição do solo, importantes afloramentos de calcário, fator crucial para o plantio da Chardonnay. Já no meio da encosta, o marga assume maiores proporções de argila favorecendo então, o plantio da Pinot Noir. Neste contexto, temos o único tinto Grand Cru da Côte de Beaune que envelhece muito bem em garrafa. Quando novo, mostra-se fechado e com taninos firmes.
Voltando ao vinho branco, Corton-Charlemagne é um dos mais espetaculares Grands Crus, podendo envelhecer por décadas. É um vinho misterioso em sua juventude, com aromas sutis e marcante mineralidade. Bonneau du Martray é um produtor estupendo, trazido atualmente pela importadora Mistral. Contudo, nem tente tomá-lo jovem. É um criminoso infanticídio. Outro belo exemplar da Mistral é do produtor e comerciante Louis Jadot.
Bem próximo a Aloxe-Corton, na redondeza dos vinhedos acima citados, encontra-se a comuna de Savigny-lès-Beaune com tintos delicados, elegantes e bem equilibrados. Evoluem bem em garrafa, com toques intrigantes de caça. Costumam encontrar seu apogeu entre quatro e seis anos de safra. Procure por um bom Premier Cru de produtores como Simon Bize (importadora Mistral) e Chandon de Briailles (importadora Grand Cru).
Importadora Mistral – www.mistral.com.br
Importadora Grand Cru- www.grandcru.com.br
Etiquetas: bonneau du martray, borgonha, bourgogne, chandon de briailles, chardonnay, corton charlemagne, cote beaune, grand cru, mistral, Nelson Luiz Pereira, pinot noir, savigny les beaune, simon bize, sommelier, tudo e nada, vinho sem segredo
9 de Abril de 2012 às 2:21 PM |
[…] original: Borgonha: Parte VI de vinhosemsegredo publicado [dia April 09, 2012 at 03:00PM] em Vinho Sem Segredo. Republicado por […]
GostarGostar
9 de Abril de 2012 às 8:06 PM |
Passeando por aí, acabei digitando harmonização e linguiça no google, achando que a combinação seria impossível! Achei seu blog, que é totalmente irresistível!
Sou iniciante ainda, mas ando publicando algumas receitinhas e pratos, por vezes acompanhados de vinhos…
Parabéns pelo site!!
Gostaria de adicionar seu site ao meu Blogroll, http://fornello.wordpress.com
GostarGostar
9 de Abril de 2012 às 9:14 PM |
Caríssima Fernanda,
Obrigado pelas palavras e incentivo. fique à vontade em divulgá-lo.
Um abraço,
Nelson
GostarGostar