Saltimbocca alla Romana é um clássico da Itália Central, mais especificamente da região de Lazio. É um prato relativamente leve e perfeito nos dias mais quentes para aqueles que não abrem mão de carne bovina. O original pede vitela, mas pode ser escalopes de alcatra ou até peito de frango, para os mais lights. O vídeo abaixo esclarece o tema.
Cada receita tem suas peculiaridades
Na harmonização devemos prestar atenção nos ingredientes, texturas e técnicas culinárias na elaboração do prato. Vamos pensar em escalopes de alcatra, mais fáceis de serem encontrados. Trata-se de um bife de espessura fina que ainda é batido com o martelo de carne. Portanto, temos uma textura delicada e baixo teor de gordura na carne. A gordura propriamente dita fica por conta da manteiga dissolvida no molho, além do presunto cru.
Outros ingredientes importantes são o vinho branco, a sálvia e principalmente, o presunto cru. Este último fornece aroma e sabor ao prato e tem um importante componente salgado. A sálvia imprime seu característico toque herbáceo e o vinho por sua acidez, exige frescor na harmonização.
Do exposto acima, precisaremos de um vinho de corpo médio, de boa acidez, tanicidade moderada, relativamente jovem e consequentemente, sem aromas terciários. Chianti Rufina ou Chianti Colli Senesi são minhas primeiras escolhas. Eles apresentam corpo adequado, acidez e fruta suficientes quando jovens, além de toques de ervas e especiarias que casam muito bem com a sálvia. Seus taninos moderados não brigam com o sal do presunto cru e são suficientes para a textura delgada e suculência do escalope.
Montepulciano d´Abruzzo, Rosso Conero ou Barberas não barricati são ótimas opções. Aliás, uma carga moderada de madeira no vinho pode ter sintonia com os aromas do presunto.
Saindo da Itália, podemos pensar em tempranillos jovens, frescos e pouco amadeirados. Os tintos portugueses do Dão também apresentam corpo e textura adequados. Da França, um Syrah do norte do Rhône com a apelação Saint-Joseph ou alguns da apelação Crozes-Hermitage de estrutura mais modesta, podem dar certo.
Etiquetas: chianti, colli senesi, crozes-hermitage, dão, escalope, Harmonização, montepulciano, Nelson Luiz Pereira, presunto cru, rosso conero, rufina, saint-joseph, saltimbocca alla romana, sálvia, sommelier, syrah, tempranillo, tudo e nada, vinho sem segredo
19 de Agosto de 2013 às 12:12 PM |
faltou incluir na lista alternativas nacionais…
GostarGostar
19 de Agosto de 2013 às 2:22 PM |
Caro Vinicius,
Dos nacionais, Merlot ou Syrah novos de corpo médio, podem acompanhar bem o prato. Abraços,
GostarGostar
21 de Agosto de 2013 às 12:47 PM
Obrigado… Irei experimentar com o Rosso Conero. Depois volto para dizer se funcionou. Parabéns pelo site.
GostarGostar
28 de Novembro de 2017 às 11:12 AM |
Provei em casa; utilizando alcatra suína, com um Colli Senesi, Chianti: ficou divino!!
GostarGostar