Ainda em nosso segundo Climat, Anjou-Saumur, vamos falar dos tintos da região baseados em Cabernet Franc. Em Saumur, o solo é predominantemente calcário com presença de pedras porosas denominadas tuffeau. Muitas adegas na região são escavadas nesta rocha, armazenando sobretudo o bom espumante da região sob a denominação Saumur Brut, elaborado pelo método tradicional. Uvas como Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernent Franc, Cabernet Sauvignon, entre outras, participam do vinho-base. Sob a apelação Saumur, temos vinhos brancos baseados na uva Chenin Blanc (pelo menos 80% do corte) e vinhos tintos baseados na casta Cabernet Franc.
Todos eles, espumantes, brancos e tintos, são vinhos delicados, com muto frescor e ótimos para o verão, mesmo os tintos por serem pouco tânicos. Há uma apelação específica para tintos chamada Saumur-Champigny, onde seus vinhos baseados em Cabernet Franc são mais estruturados, porém longe de serem pesados ou muito encorpados.
Prosseguindo para o climat seguinte, temos a sub-região de Touraine, um pouco mais continental, mas ainda com influência atlântica. O clima aqui é mais seco que sua vizinhança em Anjou-Saumur. Isto favorece tanto o amadurecimento tardio da Chenin Blanc, como a principal tinta da região Cabernet Franc (localmente chamada de Breton), moldando vinhos de boa estrutura, mas sempre com frescor e equilíbrio.
Os tintos mais famosos estão sob as apelações Chinon, Bourgueil e Saint-Nicolas-de-Bourgueil. Os Chinons de solos mais pedregosos costumam ser mais leves, enquanto os de solos argilo-calcários mais estruturados e intensos. O mesmo ocorre com Bourgueil e Saint-Nicolas-de-Bourgueil, mas no geral são mais encorpados que os de Chinon.
Um dos mais autênticos Cabernets do Loire
O vinho acima já foi destaque neste blog (Produtor de destaque: Thierry Germain). É atualmente importado por Cave Jado (www.cavejado.com.br). Thierry Germain, proprietário da vinícola, cultiva seus vinhedos biodinamicamente e elabora vinhos de rara pureza.
Passando aos brancos, Touraine destaca-se por uma das mais belas expressões da uva Chenin Blanc através da apelação Vouvray. Podem ser espumantes elaborados pelo método tradicional, e brancos com vários graus de doçura, culminando com belos doces provenientes de uvas botrytisadas. O solo calcário aliado ao clima mais seco e ensolarado propicia o perfeito amadurecimento da tardia Chenin. As manhãs brumosas com alternância de sol é o cenário perfeito para o bom desenvolvimento da Botrytis.
Didier Champalou: assinatura de um belo Vouvray
O produtor acima é trazido pela importadora Club Tastevin (www.tastevin.com.br) a preços muito atraentes.
A apelação Montloius, vizinha a Vouvray, faz vinhos similares, mas sem o mesmo brilho. A genérica apelação Touraine faz vinhos espumantes, brancos, rosés e tintos, para o consumo cotidiano. Os brancos baseiam-se na Chenin Blanc, enquanto tintos e rosés nas uvas Gamay e Cabernet Franc.
Etiquetas: anjou-saumur, bourgueil, cabernet franc, cave jado, chenin blanc, chinon, didier champalou, loire, Nelson Luiz Pereira, saumur, saumur champigny, sommelier, tastevin, thierry germain, touraine, tudo e nada, vinho sem segredo, vouvray
19 de Janeiro de 2012 às 12:52 PM |
[…] original: Vale do Loire: Parte III de vinhosemsegredo publicado [dia January 18, 2012 at 05:00PM] em Vinho Sem Segredo. Republicado […]
GostarGostar
24 de Janeiro de 2012 às 4:59 PM |
Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.
GostarGostar
24 de Janeiro de 2012 às 5:21 PM |
you´ll have other posts about Loire Valley.
Thanks. Nelson
GostarGostar
24 de Junho de 2012 às 9:21 PM |
DESEJO UM VINHO DESSA VINÍCOLA, PARA SOBREMESA , A SERVIR COM DOCES FRANCESES. Onde encontro??????
GostarGostar
25 de Junho de 2012 às 8:45 AM |
Olá Flávia,
como você viu no artigo, este vinho é trazido pela importadora Tastevin do Rio de Janeiro (www.tastevin.com.br). também há bons exemplares na importadora Mistral (www.mistral.com.br) e importadora Premium (www.premiumwines.com.br).
Um abraço,
Nelson
GostarGostar