Uma das regiões clássicas francesas mais antigas, o Vale do Rhône, é berço de famosos vinhos como Hermitage, Châteauneuf-du-Pape e os triviais Côtes-du-Rhône.
Para enterdermos esta bela região é fundamental separarmos desde já, o chamado Rhône Norte do chamado Rhône Sul, conforme mapa abaixo:
Norte e Sul do Rhône: disposição diferente dos vinhedos
No mapa acima, a região do Rhône localiza-se abaixo da Borgonha, sempre tendo o rio Rhône como linha mestra, rio este que nasce na Suiça, alimenta o famoso lago Léman, entra em território francês de leste para oeste, fazendo um curva acentuada para o sul. Neste caminho, o indolente vento Mistral vai varrendo os vinhedos na trajetória do rio até chegar à ensolarada Provence.
Voltando ao mapa, reparem como há uma faixa estreita de vinhedos na porção norte do vale, onde a topografia extremamente acidentada, faz com que as vinhas espremam-se em encostas bastante íngremes, semelhantes ao vale do Mosel, na Alemanha.
Já a porção sul do vale, os vinhedos espalham-se ao redor do rio Rhône, pois a topografia bem menos dramática, permite tal avanço das vinhas.
Além das diferenças topográficas entre Norte e Sul, há diferenças de solos, clima e composição das uvas. Enfim, fatores básicos de terroir que serão esmiuçados nos próximos artigos. Não percam!
Etiquetas: côtes du rhône, chateauneuf-du-pape, hermitage, Nelson Luiz Pereira, sommelier, terroir, tudo e nada, vale do rhône, vinho sem segredo
9 de Maio de 2012 às 2:21 AM |
[…] original: Vale do Rhône: Parte I de vinhosemsegredo publicado [dia May 03, 2012 at 03:00PM] em Vinho Sem Segredo. Republicado por […]
GostarGostar
28 de Outubro de 2012 às 9:13 AM |
Awesome issues here. I am very satisfied
to look your post. Thanks so much and I am having a
look forward to contact you. Will you please drop me a
mail?
GostarGostar
28 de Outubro de 2012 às 1:29 PM |
thank you for to follow my blog. My e-mail is nelsonlp@uol.com.br
GostarGostar