Nesta época do ano todo mundo fica ligado num menu especial para o Natal e Réveillon. Aproveitando o sucesso do programa MasterChef, resolvi harmonizar alguns vinhos com os pratos testados e mostrados nesta edição. Havia na verdade dois menus, mas achei melhor mesclar alguns pratos de ambos, priorizando a facilidade tanto na execução dos mesmos, como nos preços e dificuldade de encontrar alguns ingredientes. Portanto, segue menu abaixo com duas entradas, dois pratos e uma sobremesa.
- Cuscus Marroquino
- Salada de Bacalhau com Grão de Bico
- Ravioli de Lagostim e Damasco
- Pernil de Cordeiro com Figos Glaceados
- Bolo de Nozes
Vamos imaginar para este menu uma mesa com oito pessoas onde cada um pode escolher a dedo seus convidados. Neste contexto, podemos pensar em quatro garrafas de vinhos com uma média de meia garrafa por pessoa. Acho prudente esta medida, equilibrando bem a quantidade de comida e bebida.
sempre consistente
- Cuscus Marroquino
- Cava Brut Reserva
Este espumante espanhol pode perfeitamente ser servido na recepção dos convidados, com alguns canapés, e passar à mesa com a primeira entrada. Para isso, ele tem o frescor e leveza fora da mesa e ao mesmo tempo, faz um belo par com o cuscus e uma série de frutas secas e temperos que dão crocância ao prato.
Cava Raventós ou Gramona. Respectivamente, importadora Decanter e Casa Flora.
http://www.decanter.com.br e http://www.casaflora.com.br
- Salada de Bacalhau com Grão de Bico
- Alvarinho Palacio da Brejoeira
Os sabores do bacalhau e a textura do grão de bico casam perfeitamente com as características deste branco. Casta nobre da região do Minho, norte de Portugal, seus aromas são frescos e cítricos. Em boca, sua textura delicada e sua bela acidez combatem bem a gordura do peixe e o lado cremoso do prato, além de manter o paladar aguçado para os pratos subsequentes.
Alvarinho da importadora Vinci. http://www.vinci.com.br
Rosé de referência
- Ravioli de Lagostim e Damasco
- Chateau de Pibarnon Rosé
Um rosé provençal da apelação Bandol com as uvas Mourvèdre (2/3) e Cinsault (1/3). O método de elaboração de rosé para a Cinsault é de pressurage direct, mais delicado, enquanto para a Mourvèdre temos o método Saignée, com mais extração. As uvas são vinificadas juntas e mantidas em cubas por seis meses após a vinificação. O resultado é um rosé gastronômico com toda a estrutura da Mourvèdre, mas mantendo o frescor e poder de fruta da Cinsault. Os sabores cítricos, minerais e de especiarias do vinho formam um conjunto harmonioso com o prato. Outro ponto importante é o crescimento escalonado de estrutura e textura dos vinhos para chegar enfim ao último prato principal.
Rosé da importadora Zahil. http://www.zahil.com.br
- Pernil de Cordeiro com Figos Glaceados
- Rioja Luis Cañas Reserva Seleccion de la Familia
Tinto baseado na Tempranillo com vinhas de pelo menos 45 anos. Passa dezoito meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Taninos polidos, frutas maduras, toques defumados e de especiarias. Elementos importantes para harmonização com um bom assado. Tem maciez e poder de fruta para os legumes e figos glaceados de acompanhamento. Neste tinto temos a elegância do terroir de Rioja Alavesa.
Tinto da importadora Decanter
- Bolo de Nozes
- Porto Tawny Quinta da Romaneira 10 Year Old
Casa do Porto distinta com Tawnies bem elaborados. Muito equilibrado e elegante, tem estrutura e sabores compatíveis com a sobremesa. Seus aromas a frutas secas, especiarias e toques balsâmicos são típicos e envolventes. Assim como o espumante de entrada, ele pode perfeitamente sair da mesa e acompanhar belos Puros com uma boa conversa. Boas Festas!
Quinta da Romaneira é importado pela Casa Santa Luzia. http://www.santaluzia.com.br
Etiquetas: alvarinho, bacalhau, bandol, bolo de nozes, casa flora, casa santa luzia, cava, chateau pibarnon, cinsault, cordeiro, cuscus marroquino, damasco, decanter, gramona, grão de bico, lagostim, luis canas, masterchef, menu natalino, mourvèdre, Nelson Luiz Pereira, palácio da brejoeira, porto tawny, quinta da romaneira, raventós, ravioli, rioja alavesa, sommelier, tempranillo, vinci, vinho rosé, vinho sem segredo, zahil
Deixe uma Resposta