Neste último post, vamos falar sobre alguns números englobando os mais variados tipos de vinhos encontrados no vale do Loire. Estranhamente, o site oficial dos vinhos do Loire (www.vinsdeloire.fr) deixa de fora os chamados vinhos do Centro, que por sua vez, estão em outro endereço (www.vins-centre-loire.com).
Os brancos predominam em número e estilos
São 76 apelações de origem, incluindo sete dos chamados vinhos do Centro. São comercializadas cerca 380 milhões de garrafas por ano, boa parte dentro da França. É a região mais importante para espumantes na França, evidentemente depois de Champagne. É a segunda mais produtiva região para vinhos rosés, superada só pela Provence.
Em todo o Loire são pouco mais de 57.000 hectares de vinhas produzindo quase 3.200.000 hectolitros. Uma em cada cinco garrafas comercializadas é exportada principalmente para Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Países Baixos.
Os vinhos do Loire são extremamente propícios para quem busca delicadeza, variedade de estilos e originalidade. A uva Chenin Blanc como vimos, cumpre bem estes requisitos, sendo a grande referência para brancos. Os tintos são belas alternativas para quem busca vinhos mais leves, com bom frescor e sem interferência da madeira. Os espumantes sob várias denominações estão entre os melhores de toda a França com preços bem atraentes.
Enfim, brancos secos ou doces, rosés, tintos e espumantes formam um belo arsenal dificilmente encontrado em outras regiões, dentro ou fora da França. Além disso, pelo equilíbrio, pela diversidade e pela discrição de seus vinhos, tornam-se naturalmente muito receptivos à harmonização gastronômica, mesmo das mais refinadas cozinhas.
Etiquetas: apelação de origem, chenin blanc, espumante, Harmonização, loire, Nelson Luiz Pereira, rosé, sommelier, tudo e nada, vinho sem segredo, vins centre
26 de Janeiro de 2012 às 1:45 PM |
Falando em números do Loire, acrescento os preços praticados no Brasil para vinhos desta região, que podem ser pesquisados aqui: http://www.buscadivino.com.br/search?q=loire
Forte abraço
GostarGostar
27 de Janeiro de 2012 às 4:50 AM |
[…] original: Vale do Loire: Parte V de vinhosemsegredo publicado [dia January 26, 2012 at 01:00PM] em Vinho Sem Segredo. Republicado […]
GostarGostar