Bodega Achaval Ferrer


 

Quimera: Corte altamente confiável

Achaval Ferrer é uma bodega engajada no restrito nicho de vinhos artesanais. Explorando o terroir mendocino, seu objetivo maior é a qualidade, buscando diferenciação e personalidade.

Com vinhas localizadas em zonas mais frescas como Tupungato, as uvas maturam lentamente com grande amplitude térmica. Neste ciclo mais longo, temos maior concentração de sabores, aromas e taninos, que refletirão inexoravelmente nos vinhos.

Basicamente, são três níveis de vinho. O primeiro, elaborado na proporção de uma videira por garrafa, apresenta um Malbec de muito frescor, com pureza de fruta notável. Vinho de boa concentração, equilibrado, sem ser demasiadamente extraído.

O nível mais alto, trabalha na proporção de três videiras por garrafa. Isso dá menos de um quilo por planta. Vinho de grande concentração, normalmente fadado ao infantícidio pelos consumidores compulsivos. Necessita de uns bons anos em garrafa para uma melhor integração de seus componentes, para assim desenvolver aromas terciários. Sem dúvida, um dos grandes Malbecs argentinos em três versões: Finca Altamira, Finca Bella Vista e Finca Mirador. Cada Malbec individualizado destes três vinhedos trabalham em média com redimentos de 12 hectolitros por hectare e parreiras na faixa de 80 anos de idade.

Deixei por último o nível intermediário, inclusive no preço (ao redor de R$ 150,00),  ilustrado no rótulo acima. Aqui, precisamos de duas videiras por garrafa. É o único vinho de corte, mesclando Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot . Vinho de grande concentração e profundidade. Necessita obrigatoriamente de decantação, tanto para aeração, como para separar depósitos, já que não é filtrado. Relativamente jovem, precisa pelo menos de duas horas no decanter. Quimera; fantasia, sonho, utopia, traduz bem seu nome.

Em todos os níveis, a madeira apenas emoldura o quadro, traduzindo com fidelidade toda a essência de seus respectivos terroirs. Todos ainda são importados pela Expand (www.expand.com.br).

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers gostam disto: