Neste último artigo, falaremos dos números atuais do Rhône. Segundo nosso site oficial (www.rhone-wines.com), a colheita de 2010 mostra os seguintes dados abaixo:
Dê um zoom no mapa acima
O Vale do Rhône é atualmente o segundo maior vinhedo da França. Em 2010, foram elaborados mais de dois milhões e oitocentos mil hectolitros de vinho numa área de quase setenta e quatro mil hectares. A maior apelação de longe, é Côtes-du-Rhône. Com praticamente hum milhão e quatrocentos mil hectolitros, responde por quase metade de todo o vinho produzido no Vale do Rhône, conforme gráfico abaixo:
Vale do Rhône – Produção total: 2.833.154 hectolitros
Notem no gráfico acima que a apelação Côtes-du-Rhône Villages tem produção bem menor. Chamamos de principais apelações, aquelas mais famosas como Hermitage, Côte-Rôtie, Cornas, entre outras. Dentre estas, destaquei a apelação Châteauneuf-du-Pape com a maior produção entre as chamadas principais apelações, com somente três porcento de todo o total produzido.
As chamadas outras apelações incluem as seis últimas apelações citadas no último post (Vale do Rhône: Parte IX), destacando-se em produção, Costières de Nîmes, Luberon e Ventoux.
A porcentagem na elaboração de vinhos tintos em todo o Vale do Rhône é de 80%, ficando os rosés com 14% e os brancos com 6%. Evidentemente, conforme a apelação e os vários grupos de apelações, essas porcentagens variam um pouco, mas não há dúvida que trata-se de uma região fundamentalmente de tintos.
Por hora, fazemos uma pausa neste importante vale, retomando o assunto em ocasiões e artigos oportunos.
Etiquetas: côtes du rhône, chateauneuf-du-pape, cornas, grenache, hermitage, luberon, Nelson Luiz Pereira, sommelier, syrah, tudo e nada, vale do rhône, ventoux, vinho sem segredo
5 de Junho de 2012 às 1:51 AM |
[…] original: Vale do Rhône: Parte X de vinhosemsegredo publicado [dia June 04, 2012 at 03:00PM] em Vinho Sem Segredo. Republicado por […]
GostarGostar