Marche: uma das 20 regiões vinícolas da Itália
Mais duas novas DOCGs foram recentemente promulgadas perfazendo um total de 45 DOCG (Denominazioni di Origine Controllata e Garantita), classificação máxima pela legislação italiana. São elas: Castelli di Jesi Verdicchio Riserva e Verdicchio di Matelica, pertencentes à região central de Marche na costa adriática.
A uva branca autóctone Verdicchio gera vinhos frescos, relativamente leves e delicados. Ideal para entradas, pescados e massas como spaghetti alle Vongole.
Para aqueles que desejam provar esses vinhos, temos dois típicos representantes no Brasil. O primeiro é o produtor Garofoli da importadora Vinea (www.vinea.com.br) e o segundo é o tradicional Fazi-Battaglia (era importado pela Franco Suissa, mas pode ser encontrado em supermercados). O inconfundível formato em ânfora da garrafa caracteriza este vinho.
As duas novíssimas denominações juntam-se a outras duas também relativamente recentes: Rosso Conero Riserva e Vernaccia di Serrapetrona. A primeira é um tinto à base da uva Montepulciano complementada pela Sangiovese. Já a segunda, é um curioso espumante tinto baseado na uva Vernaccia Nera.
Para maiores informações sobre DOCG de todas as regiões, consulte o site www.vinealia.org, que detalha todas as DOCG e DOC atualmente em vigor. O Piemonte reina absoluto com 12 DOCG, por enquanto.
Etiquetas: doc, docg, jesi, marche, matelica, Nelson Luiz Pereira, sommelier, tudo e nada, verdicchio, vinho sem segredo
12 de Fevereiro de 2012 às 4:16 PM |
ESTIVE NA ITALIA HA 3 ANOS .ESCOLA DANTE ALIGHIERI EM CASTELRAIMONDO !!!!!!!!!!!!MUITO BOM O CURSO PROFESSORES STEFANO ANGELO
CONHECI VARIAS CIDADES DA ITALIA
ADOREI FALO PROS MEUS AMIGOS E FAMILIARES VISITAR A ITALIA E SEUS ENCANTOS !!!!!!!!!MEU SONHO E VOLTAR E FICAR ALGUNS MESES PRA CONHECER MELHOR AS CIDADES A GASTRONOMIA A CULTURA E AS PESSOA S !!!!!!!!!!E QUEM SABE APRENDER A LINGUA !!!!!!!!ABRAÇOS RENILDE
GAUCHA RIO GRANDE DO SUL ERECHIM
BRASIL
GostarGostar
13 de Fevereiro de 2012 às 10:20 AM |
Olá Renilde,
Que bom que você gosta tanto da Itália! Espero que possa voltar em breve.
Abraços,
Nelson
GostarGostar