Finca El Retiro Reserva Especial Tempranillo 2004
Já é um velho conhecido. Apesar da nova roupagem a partir da safra de 2005, a linha Reserva Especial nas duas versões, Malbec e Tempranillo, são altamente confiáveis.
Meu reencontro com o Malbec Reserva Especial 2004 foi ainda mais surpreendente em relação à primeira vez que o provei. Naquela época (2006) a própria juventude do vinho não causava tanto impacto frente ao seu vigor e robustez.
Provado agora depois do seu sexto ano, temos a certeza de estar diante de um grande vinho. Perdido na prateleira de um supermercado por R$ 30,00 (eu disse trinta reais), sujeito a uma conservação duvidosa, o vinho estava perfeito. Sua cor apresenta uma concentração impressionante com nítidos traços violáceos, tingindo a parede da taça. O vinho não é filtrado, exigindo decantação de uma a duas horas. Seus aromas são intensos e focados em geléias de frutas escuras, fino tostado, especiarias, tabaco e toques florais. Na boca, tem bom corpo, muito equilíbrio, taninos finos e persistência aromática expansiva.
Sinceramente, gostaria de vê-lo numa degustação às cegas com vinhos prestigiados como o espanhol Pago Negralada da Abadia Retuerta (importadora Península) e Achaval Ferrer Quimera, outro belo argentino.
Um dos grandes segredos deste vinho é um detalhe minúsculo expresso em seu contrarótulo com outras informações: parreiras antigas de 50 anos. Em solo e altitude adequados, os frutos destas plantas são verdadeiros tesouros. Produção naturalmente reduzida e alta concentração de sabor. Complementadas por uma vinificação cuidadosa, maceração prolongada e amadurecimento judicioso em barricas de carvalho, o ciclo se completa. Um vinho altamente diferenciado. Fica muito bom com aquele chocolate do post anterior além é claro, de um belo corte de carne bovina grelhada.
Para quem quiser tentar encontrá-lo, supermercados Extra Pão de Açúcar, alguma loja da Expand (sua antiga importadora) e Global Vinhos Comercial (www.globalwinegourmet.com.br) – telefone: 11-3389-0848 (em minhas tentativas não consegui falar).
Etiquetas: finca el retiro, malbec, Nelson Luiz Pereira, parreiras antigas, reserva especial, sommelier, tempranillo, tudo e nada, vinho sem segredo
11 de Março de 2010 às 5:48 PM |
Caro Nelson, não será difícil comparar o El Retiro com o Pago Negralada. Nosso Abadía Retuerta é facilmente encontrado nas boas casas do ramo. Atenciosamente,
Juan Rodríguez
Peninsula
GostarGostar
11 de Março de 2010 às 6:08 PM |
Grande Juan,
Aliás toda a linha da Abadia Retuerta é diferenciada com exemplares para todos os bolsos!
Um abraço,
Nelson
GostarGostar