Segundo assembléia da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) realizada em junho de 2011 na cidade do Porto (Foz do rio Douro), os principais países vinhateiros europeus continuam dando as cartas nos números globais, embora com tendências novamente confirmadas de desaceleração lenta e gradual, buscando uma estabilização. Os números ainda não são oficiais, já que os mais recentes publicados no próprio site da entidade são de 2007. Para consultar, basta clicar em www.oiv.org
Superfície de Vinhedos
Com exceção da Europa, os demais continentes apresentam acréscimos moderados mas significativos, somando pouco mais de sete milhões e meio de hectares em todo o mundo.
Os doze principais países em milhares de hectares
As barras em azul apontam uma tendência de decréscimo, enquanto em amarelo, uma tendência de expansão. A Espanha diminuiu bem sua área de vinhas, abaixo de um milhão e cem mil hectares. Notem que o destaque para a Turquía é devido à grande produção de uva passa. Já a China, produz grande quantidade de uva para consumo in natura e também na produção de vinhos.
Produção de Uvas
A Itália continua na liderança baseada na produção de vinhos e uvas in natura. Os Estados Unidos, além da producão de vinhos, têm grande destaque em uvas passas. Já o Chile, tem tradição na produção de uvas in natura (frutas de um modo geral) e também na produção de vinhos.
Principais países em produção de uvas
Os números são expressos em milhões de quintais. Quintal é uma unidade de peso equivalente a 100 kg (quilogramas).
Produção de Vinhos
Os cinco principais produtores de vinhos permanecem inalterados em suas posições, apenas com França e Itália alternando a liderança em determinados anos. A expansão da China e Argentina é notável.
Os doze maiores produtores de vinho
A produção mundial de vinhos em 2010 aponta para um número próximo de 264 milhões de hectolitros, sendo que França e Itália respondem por cerca de um terço dos vinhos produzidos no planeta.
Próximo post, falaremos sobre consumo, importação e exportação mundial de vinhos, com os números mais recentes.
Etiquetas: Nelson Luiz Pereira, oiv, produção mundial vinhos, sommelier, superfície, tudo e nada, uvas, vinhedos, vinho sem segredo, vitivinicultura
22 de Agosto de 2011 às 6:47 PM |
Ótimo post! Quero saber mais. Abraço!
GostarGostar
22 de Agosto de 2011 às 7:56 PM |
Caro Rafael,
Aguarde o próximo artigo e confira também no site da OIV (www.oiv.org), com várias outras informações.
Um abraço,
Nelson
GostarGostar
20 de Abril de 2012 às 3:46 PM |
Muito bom mesmo! to usando essas informações para a elaboração do meu TCC. obrigado!!
GostarGostar
20 de Abril de 2012 às 5:05 PM |
Legal Evandro! Fico contente em tê-lo ajudado de alguma forma.
Um abraço,
Nelson
GostarGostar