China: Wine Regions


Após um breve esboço sobre a vitivinicultura chinesa no cenário mundial, vamos detalhar um pouco mais as principais regiões deste gigante asiático. Como já havíamos falado, a metade norte deste país concentra uma maior área de vinhas.

china-regiao-nordeste

áreas de grande produção vinícola

Xinjiang

Esta é a maior sub-região chinesa no extremo noroeste do país, conforme mapa acima onde está assinalado o maior cacho de uvas. Para se ter uma ideia, sua área é maior que os estados da Califórnia e Texas juntos. Muito dos vinhedos estão em meio a montanhas e desertos. Uma região bastante árida.

Aqui temos grande produção de uvas de mesa e uvas-passas. Recentemente, a indústria do vinho está se desenvolvendo em lugares específicos onde o clima não é tão hostil com índices pluviométricos mais adequados.

china-wine-regions-gansu

Gansu

A sub-região acima Gansu, está localizada em altitudes entre 1000 e 3000 metros. O clima também é árido, mas há facilidade para irrigação. Gansu é uma região vinícola importante produzindo cerca de 46000 toneladas de uvas por ano.

china-wine-region-ningxia

Ningxia: tamanho não é documento

Encostada em Gansu e bem menor, conforme mapa acima, Ningxia é uma potência vinícola. Temos uma produção de 50 mil toneladas de uvas. A ideia é incrementar a região com mais de 60 mil hectares de vinhas até 2020.

É uma região com vinhos de alta qualidade para padrões chineses, versando um estilo mais bordalês. Em degustações às cegas com juízes chineses e franceses, quatro vinhos de Ningxia entre dez tintos da degustação destacaram-se em meio aos bordaleses.

china-wine-region-bohai-bay

Regiões: Hebei e Tianjin

Climaticamente, uma região semi-árida com chuvas concentradas no verão e outono. Muito quente e muito ensolarada. Região de grande importância, concentrando mais da metade da produção chinesa de vinho. Quatro grandes companhias de vinho atuam nesta área.

Large Changli Region pertence à província de Hebei, margeando a baía. Produz cerca de 40 mil toneladas de uva para produção quase exclusiva de vinho tinto (97%). A Cabernet Sauvignon domina amplamente com 93% das uvas, seguida por pequenas porcentagem de Cabernet Franc e Marselan. A companhia Great Wall de grande prestígio, está nesta área.

A região de Tianjin, mais interiorana e bastante fria, localiza-se num vale entre montanhas, produzindo 50 mil toneladas de uvas para vinho. Tem longa tradição na produção de uvas de mesa, também. A famosa vinícola Dynasty está na área.

china-wine-region-shandong

província próxima ao mar

A província de Shandong pertence á península de Jiaodong. As vinhas aqui não precisam ser enterradas, pois os invernos não são rigorosos. Em compensação, chove muito no verão. Esta região concentra 1/4 da produção chinesa de vinho e conta com a maior companhia vinícola do país, Changyu Wine Company.

china-wine-regions

 visão geral do vinhedo chinês

O mapa acima resume bem asprincipais regiões vinícolas chinesas em termos de produção. Como curiosidade, bem a Nordeste do continente chinês, a região de Northeast,  grafada em verde no mapa, produz o famoso ice wine, o vinho do gelo.

Finalizando, a região de Southeast, representada pela sétima região no mapa acima, tem a mesma latitude do deserto Saara. A situação é compensada pela altitude dos vinhedos, acima de 1500 metros. A área de vinhas não é significativa.

Outra região de pouca significação produtiva é Loess Plateau nas províncias de Shannxi e Shanxi. Algo em torno de seis mil toneladas de uvas.

Dados de 2015 publicados pela Universidade de Davis, Califórnia, baseados em China Agricultural University.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “China: Wine Regions”

  1. Alcir Boller Says:

    Legal mais um pouco de conhecimento da china é muito bom

    Gostar

Deixe um comentário