Harmonização: Queijo Gorgonzola


Continuando nossa série de queijos, vamos falar hoje sobre Gorgonzola, um dos mais reputados queijos azuis, elaborado nas regiões de Lombardia e Piemonte, exclusivamente com leite de vaca. É o terceiro queijo em produção na Itália na categoria D.O.P (Denominazione di Origine Protetta), fazendo concorrência a outros dois grandes queijos azuis: Roquefort (França) e Stilton (Inglaterra).

Gorgonzola: Dolce à frente, Piccante ao fundo

A combinação de queijos azuis com vinhos da região de Sauternes ou vinhos fortificados como Porto por exemplo, é clássica. A força aromática entre vinho e queijo, a combinação de textura entre ambos e os contrapontos entre açúcar e sal, e entre gordura do queijo e acidez do vinho, abrem caminho para uma completa harmonia.

No caso do Gorgonzola, temos basicamente dois tipos distintos de queijo, conforme foto acima. A versão mais picante e visualmente com mais atuação do fungo, e a versão dolce, mais cremoso e menos salgado. Evidentemente, a primeira versão é mais conhecida e comercializada em nosso mercado, inclusive nas réplicas tipo Gorgonzola de vários países. Nestes casos, vinhos doces e com força aromática costumam harmonizar melhor, ou seja, vinhos fortificados (Porto, Madeira Moscatéis, …) ou vinhos de colheita tardia com as uvas Sémillon, Moscatel ou Gewurztraminer. Não vale a pena arriscar tintos, mesmo que potentes, pois os taninos chocariam-se com o sal do queijo, provocando amargor acentuado.

No caso do Gorgonzola Dolce, por ser menos salgado e de aromas menos acentuados, a chance de tintos potentes pode surpreender. Vinhos como Amarone ou Shiraz australiano mais concentrado, apresentam força aromática suficiente e taninos bastante dóceis. Normalmente, são vinhos com alto teor alcoólico que ajuda na harmonização. Como alternativa ao Amarone, podemos partir para uma escolha mais original como Sforzato di Valtellina, tinto lombardo elaborado com a uva Chiavennasca (nome local da Nebbiolo) pelo mesmo processo de passificação do Amarone (vide artigo sobre Amarone neste blog). A importadora Tahaa (www.tahaavinhos.com.br) traz o belo produtor Conti Sertoli-Salis. A boa alternativa australiana vem da importadora Grand Cru (www.grandcru.com.br) com a vinícola Glaetzer. Potente Shiraz de Barossa Valley com o nome Bishop, apresenta fruta concentrada entremeada com toques de baunilha e especiarias.

Se a preferência continuar pelos vinhos doces, vários Passiti italianos podem harmonizar bem. Aliás, vinhos elaborados com uvas passificadas são uma especialidade italiana. Do norte, temos o ótimo Recioto di Soave (Anselmi e Pieropan são produtores superlativos). Do sul, só para citar um exemplo, temos o Passito di Pantelleria, já abordado em artigos anteriores. A ilha de Pantelleria pertencente à Sicilia, localiza-se bem próxima à costa africana. De Bartoli e Donnafugata são produtores de referência trazidos pelas importadoras Decanter (www.decanter.com.br) e World Wine (www.worldwine.com.br), respectivamente.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 Respostas to “Harmonização: Queijo Gorgonzola”

  1. Bruno Rezende Says:

    Nelson, é prática comum dizer que vinhos de uma região costumam casar com a culinária daquela região. No caso do Gorgonzola, de Milão, qual os tipos de vinho da Lombardia que combinam? Além disso, qual vinho da Lombardia (e tb de regiões próximas a Milão) que vc indica?

    Gostar

    • vinhosemsegredo Says:

      Caro Bruno,
      No Piemonte, não há nenhum vinho clássico capaz de acompanhar com sucesso o gorgonzola. Já na Lombardia, temos o Sforzato di Valtellina, considerado o Amarone da região. É um vinho potente com taninos dóceis. O próprio Amarone do Veneto também é uma opção interessante. O Recioto della Valpolicella, a versão doce do Amarone, é uma bela opção. Dê uma olhada num artigo específico neste blog sobre o queijo gorgonzola.
      Um abraço,
      Nelson

      Gostar

  2. Bruno Rezende Says:

    obrigado, Nelson! suas dicas, como sempre, foram valiosas! Vou dar uma olhada em todos os artigos sobre gorgonzola que vc escreveu.

    Gostar

  3. MARCUS FERNANDO DA COSTA Says:

    Olá Nelson, sou paraibano, quero aprender tomar vinho. Gosto muito dos queijos, e tou iniciando a degustar os suaves! É pecado?

    Gostar

    • vinhosemsegredo Says:

      Caro Marcus,

      Não entendi se suave são os queijos ou os vinhos. Em todo caso, comece pelos queijos de cabra tomando um branco da uva Sauvignon Blanc. Já os queijos Brie e Camembert podem ser acompanhados de um bom branco à base de Chardonnay com pouca madeira. Já pe um bom início. Abraços,

      Gostar

  4. ericson pereira Says:

    Estimado nelson, gosto muito de gorgonzola e experimentei harmonizá-lo com vinho branco semi-seco – Vinho Verde Casal Garcia. Gostaria da sua opinião à respeito dessa combinação. Obrigado;
    Ericson

    Gostar

    • vinhosemsegredo Says:

      Caro Ericson,
      Você não deu sua opinião, mas imagino que o queijo passou por cima do vinho. Casal Garcia é vinho de corpo leve, fresco em boca, com toques cítricos e florais. Deve ter faltado corpo para o queijo e principalmente potencia de aromas e sabores. Não deve ter ficado desagradável, mas precisa ser um vinho de mais força. Um abraço,

      Gostar

      • Ericson Says:

        Obrigado Nelson pelo esclarecimento.
        Quanto a harmonização com o Casal Garcia, achei agradável ao paladar, contudo sou iniciante no assunto e busco informações para as novas sensações que a harmonização pode propiciar.
        Forte abraço.
        Ericson

        Gostar

Deixe um comentário