Degustação às cegas: Existem Experts?


Degustar às cegas é sempre um ato de humildade, principalmente quando temos um intruso na degustação, chamado Chateau Reignac. Um Bordeaux Supérieur que não se intimidou com mitos como Petrus, Margaux, Lafite, Cheval Blanc, entre outros, conforme vídeo surpreendente abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=ptXx_1lPwG8

A degustação realizada em Paris por François Mauss, reuniu um grupo altamente qualificado de degustadores, entre os quais, Olivier Poussier (melhor sommelier do mundo em 2000) e Michel Bettane (crítico de vinhos reputado na França). Aliás a cena com Bettane, mostra bem sua “humildade”, quando argumenta que o Petrus tomado com Christian Moueix (proprietário do château) é perfeito. Nós pobres mortais, temos que pagar mil e quinhentos euros na França para tomar algo suspeito.

Outra cena que confirma a impressão digital de um Haut-Brion mesmo às cegas, é quando Olivier percebe os aromas de trufa e defumado num vinho ainda relativamente novo (todos os vinhos são da safra de 2001), mostrando o toque de Brettanomyces já classicamente incorporado neste grande terroir.

O intruso foi da safra de 2001

Mais uma comprovação que desmistifica os chamados “experts”, onde supostamente podem adivinhar qualquer tipo de vinho, são os concursos mundiais de sommelier. Profissionais extremamente preparados para este tipo de prova, demonstram na prática o baixo índice de acerto sobre os vinhos provados às cegas. No último concurso realizado no Chile em 2010, apenas Gerard Basset foi capaz de apontar com precisão um dos vinhos na prova final. É bem verdade que, quanto maior o conhecimento, maiores as possibilidades em confundir os inúmeros tipos e estilos de vinhos.

Chateau Reignac***

Segundo vinho de Reignac

 Para aqueles que querem conhecer maiores detalhes do Chateau Reignac, localizado na porção norte de Entre-Deux-Mers, comuna de Saint-Loubès, próxima à margem esquerda do rio Dordogne,  acessar site: www.reignac.com. A comercialização no Brasil fica por conta de Castel Studio no site www.castelstudio.com.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Degustação às cegas: Existem Experts?”

  1. rockmann Says:

    Esse video eu não conhecia; espetacular. O GJE é um dos melhores e mais independentes fóruns de degustação do mundo. Em relação à humildade, acho que ela nunca esteve presente em grande parte da imprensa especializada e nem nos degustadores mais famosos daqui e de fora. Há alguns meses, o Guilherme Rodrigues na “Gosto” falava de sua ida ao restaurante parisiense Vino, criado por um dos melhores sommeliers do mundo. Escrevia ele que tinha recebido várias taças às cegas com vinhos e ia descobrindo todos eles quando botava na boca, o que deixou o sommelier atônito, quase pedindo seu autógrafo. Tb quase pedi que ele psicografasse minhas garrafas.
    Meu nível de midi-chlorians não é elevado como os do Yoda, então eu apenas rio quando ouço, leio e vejo os grandes experts falando isso.

    Gostar

  2. jerome Says:

    Boa tarde,

    gostaríamos te agradecer por o post que tu botou no teu Blog, a video do Youtube por o Reignac . Estamos os produtores e importadores do Reignac e nossa empresa, a Castelstudio.com distribuí todos nossos vinhos aqui no Brasil . Sera um prazer receber vocês com preços muito especiais e apresentar nossos novos vinhos como o Animae o Animae Grande Reserve . Confere a nova video no youtube : http://youtu.be/3FBqTlPuiik

    Abraço,

    Jerome

    Gostar

    • vinhosemsegredo Says:

      Caro Jerome,
      É importante mostrarmos que a França não vive só de seus mitos como Petrus, Cheval Blanc, Lafite e outros tantos. Também existem belos vinhos ainda desconhecidos e que mesmo assim exprimem com fidelidade seu verdadeiro terroir.
      Um abraço,
      Nelson

      Gostar

Deixe um comentário